Este blog foi criado com o intuito de aprofundar e melhorar os conhecimentos da disciplina de Biologia do 12ºano.Serão apresentados documentos, textos,artigos relacionados com o programa de Biologia sobretudo sobre o tema da Biotecnologia.

domingo, fevereiro 26, 2006

Estudos que alteram opiniões!


Uma nova pesquisa científica revelou que mulheres que comam alimentos OGM (Organismos Geneticamente Modificados) enquanto estiverem grávidas poderão prejudicar os seus bebés ainda por nascer.

O estudo - levado a cabo por um cientista da Academia Russa de Ciências - descobriu que mais de metade da descencência de ratos alimentados com soja modificada morreu nas primeiras 3 semanas de vida, 6 vezes mais que os nascidos de mães alimentados com uma dieta normal e apresentavam igualmente peso a menos. A pesquisa é apenas uma de uma série de recentes estudos que estão a fazer reviver os medos que os alimentos OGM prejudiquem a saúde humana. Um estudo italiano descobriu que a soja modificada afectava o fígado e o pâncreas dos ratos. A Austrália abandonou uma tentativa que durava há uma década de desenvolver amendoins modificados quando um estudo oficial revelou que provocavam danos nos pulmões.
Um outro estudo (realizado em UK) demonstrou que os ratos com uma dieta rica em milho transgénico tinham rins mais pequenos e apresentavam mudanças na composição sanguínea, o que sugeria possíveis danos nos seus sistemas imunitários, do que aqueles com dietas convencionais.

Neste sentido, estudos como estes ameaçam ter um efeito explosivo na já hostil opinião pública.