Este blog foi criado com o intuito de aprofundar e melhorar os conhecimentos da disciplina de Biologia do 12ºano.Serão apresentados documentos, textos,artigos relacionados com o programa de Biologia sobretudo sobre o tema da Biotecnologia.

sábado, março 11, 2006

Pão


O pão é um alimento elaborado com farinha, geralmente de trigo ou outro cereal, água e sal, formando uma massa com uma consistência elástica que permite dar-lhe várias formas. A esta mistura básica podem acrescentar-se vários ingredientes, desde gordura a especiarias, passando por carne (geralmente curada), frutas secas ou cristalizadas, etc.
Existem dois tipos básicos de pão:


1. O pão levedado, a que se acrescentou à massa levedura ou fermento geralmente "cozido" num forno, produzindo pães mais ou menos macios, em que a massa cozida tem espaços com ar

2. O pão ázimo, sem fermentos, que produz pães geralmente achatados, mais consistentes ; estes podem ser cozidos no forno ou assados numa chapa (ou frigideira), ou mesmo fritos.

História do Pão

O pão é um produto alimentício resultado do cozimento de farinha com água e sal. Foi produzido pela primeira vez, pelos povos que habitavam a região onde agora é a Suíça (aldeias palafitas), por volta do ano 10.000 a.C., e a leitura da Bíblia nos mostra, que foram os Hebreus os responsáveis pela descoberta e divulgação da massa fermentada. As vantagens da fermentação e o consumo do pão mais semelhante ao que comemos hoje, era utilizada pelos egípcios á 4.000 anos a.C.
No Egito o pão pagava salários, camponeses ganhavam três pães e dois cântaros de cerveja por dia de trabalho. O sistema de fabricação dos egípcios era muito simples – pedras moíam o trigo que adicionado á água formavam uma massa mole – e foram mostradas em pinturas encontradas sobre tumbas de reis que viveram por volta de 2.500 a.C.
As padarias, que hoje viraram panificadoras, surgiram por volta de 4.000 a.C., em Jerusalém, após o contato com os egípcios, com quem aprenderam a fabricação e obtiveram a receita. Pouco tempo depois, já existia na cidade uma famosa rua de padeiros. O pão também teve sua história na Grécia e em Roma. Na Grécia ocorreu na mesma época que no Egito, já em Roma foi bem mais tarde (800 anos a.C.), porém com grande importância.
Foi em Roma, em 500 anos a.C. que foi criada a primeira escola para padeiros. O aparecimento da máquina ocorre somente no século XIX, com amassadeiras (hidráulicas ou manuais), com um custo muito alto e também com grande rejeição. Os consumidores mostraram-se “hostis” com o pão feito mecanicamente. Pouco tempo depois surge o motor elétrico e a reclamação passa a ser dos padeiros.
Cada máquina substituía dois padeiros. Foi nesta época que o pão chegou ao Brasil. Hoje o trigo é tratado em moinhos, é lavado, escorrido e passado por cilíndricos que separam o grão da casca. Também é fabricado com a tecnologia de modernas formas e amassadeiras

1 Comments:

Blogger Jan said...

"Blogs are the way the world learns geography."

-- Samarra Semanczyk (1984-)

10:04 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home